Conheça a história da valsa e saiba quais estão no repertório do Groove Guys

valsa 40.media.tumblr

du_arantes_ensaio_groove_guys_0178 (Large)

É lindo ver um casal rodopiando pelo salão, em sintonia perfeita, com movimentos suaves e longilíneos. A valsa é um clássico em casamentos, festas de debutantes e bailes de formatura. Embora haja uma infinidade de ritmos para todos os gostos, muitos ainda recorrem a essa tradição. Você sabia que a valsa surgiu no campo? Pois é. A dança surgiu no começo do século XIX na Áustria e na Alemanha com base nos bailes campestres em que os casais dançavam separados. A palavra tem origem no vocábulo alemão “waltzen” que significa dar voltas.

Inicialmente, a dança sofreu algumas resistências porque a sociedade a achava vulgar e imoral. Em 1815, o músico austríaco Sigismund Neukomm introduziu a valsa entre a nata da sociedade europeia e a dança ganhou os palácios e cortes de todo o mundo.

Os Guys têm algumas valsas no repertório. Veja:

 

A Bela Adormecida – Valsa

Um clássico do músico russo Tchaikovsky e composta em 1889 para o ballet “A Bela Adormecida”, a valsa entrou também para a trilha do desenho animado da Disney. Ritmo gostoso e vigoroso, para quem está preparado para rodopiar com classe pelo salão.

Valsa das flores – Tchaikovsky

Mais uma obra-prima de Tchaikovsky. A Valsa das Flores foi composta entre 1891 e 1892 para o ballet “O Quebra Nozes”. Com um ritmo contagiante, ela é bastante executada até hoje.

Valsa para uma menininha – Toquinho e Vinícius de Moraes

Música de Vinícius de Moraes e Toquinho. Dizem que Vinícius teve inspiração para essa composição na casa do letrista italiano Sérgio Bardotti. Valsa linda, leve e singela.

Valsinha – Chico Buarque

Essa é um clássico da música popular brasileira. Com letra encantadora do Chico Buarque e ritmo apaixonante, essa é uma música para celebrar o amor.

E ali dançaram tanta dança

que a vizinhança toda despertou

E foi tanta felicidade

Que toda cidade se iluminou

E foram tantos beijos loucos

Tantos gritos roucos como não se ouvia mais

Que o mundo compreendeu

E o dia amanheceu em paz.

UP

Não é bem uma valsa, mas funciona como uma alternativa aos clássicos para deslizar com graça pelo salão. Ouça:

https://soundcloud.com/grooveguys/up-master